Nigga Poison - Simplicidadi

 A Optimus Discos renasceu este mês, como novos artistas e novos discos a serem disponibilizados online. Agindo como uma distribuidora de conteúdos, a Optimus Discos promove alguma da melhor música que se faz em terras lusas, defendendo sempre os artistas - as composições pertences aos músicos.
Simplicidadi é o novo disco dos veteranos do rap crioulo, Nigga Poison. Carlon e Praga, ambos filhos de cabo-verdianos, já há muito que nos habituaram às suas sonoridades. Desde as suas primeiras participações em mixtapes diversas, das quais destaco Poesia Urbana, da Horizontal Records, que temos vindo a escutar a conceito muito próprio da música que fazem. Rimas em crioulo, rápidas, contestatárias e cheias de flow. Batidas cheias de ritmos marcadamente africanos, caribenhos, com um cheiro de raggae são a receita.
Simplicidadi estreou-se esta semana nas prateleiras das lojas em formato físico e no sítio da Optimus Discos, para download grátis e legal. Konfiança na Bo, abre com um sample de raggea cheio de feeling que apresenta de imediato o que serão os quase quarenta minutos de música que se seguem. Os metais muito bem encaixados harmonizam e dão mote ao refrão com uma vibe muito positiva. A segunda malha do álbum é pesada. Força vai em frente: pelas participações de Sam the Kid e Valete, pelo beat da velha escola que nos trás memórias agradáveis dos tempos áureos do hiphop nacional. Soul, flow e batida.
Sem grana, apresenta-nos uma sonoridade extremamente electrónica e oriental. Num registo muito diferente, misturado com guitarradas distorcidas, é uma música altamente interventiva e com um olhar muito interessante sobre o tema do dinheiro. Sem descanso, e numa aproximação ao estilo dos Buraka Som Sistema, com uma sonoridade muito similar às de Lil' John, Riot e Conductor, Festa na bu zona trás-nos os ritmos do ku-duro cheios de flow.
E já perto do final, Abo é free, cheio de "sentimento claro, sem dúvidas, sem margem di erro". O raggea volta, num estilho muito clássico, com uma óbvia presença de Kingston. Aqui o crioulo brilha e corre suave sobre a sonoridade.
Em suma, Simplicidadi é um sério candidato a melhor álbum de rap nacional do ano 2011. A mistura de sonoridades, os flows sempre incisivos, variados, conseguem ser magnânimos. A não perder.
Fica aqui um cheirinho, mas pode fazer o download gratuito do albúm aqui!
9/10




0 comments:

    Enviar um comentário