Cartaz EDLTD: Abril


Abril, música mil. Aqui fica a nossa habitual agenda de concertos para o mês de Abril. De norte a sul do país e de eterna qualidade.
A guitarra clássica de Filho da Mãe, ou de Rui Carvalho, o corpo que está por detrás do nome, chega ao Lux Frágil no dia 11, em Lisboa, e traz com ele os seus habituais amigos e companheiros de tantas noites e de tantos acordes. Depois da sua participação em vários projectos como os If Lucy Fell, por exemplo, Rui Carvalho tem vindo a conquistar um público considerável e fidelíssimo, que não deixa escapar uma única oportunidade de o ver em carne e osso. Palácio foi o seu álbum de estreia, um álbum despojado e livre, que nos leva a viajar para outros lugares, para outro tempo, para outras formas de sentir as cordas. Rui Carvalho, Hélio Morais, Cláudia Guerreiro, João Nogueira, João ‘Shela’ Pereira e Makoto Yagyu juntam-se mais uma vez, e sem intenção nenhuma. Música feita e repleta de amor, um amor extremamente genuíno e verdadeiro. O preço dos bilhetes ainda não é conhecido.
Este ano, o festival Paredes de Coura chega mais cedo. Nos dias 12 e 13, a cidade do Porto vai encher para receber o Warm Up Vodafone Paredes de Coura, uma espécie de aquecimento daquele que é conhecido por ser o festival mais antigo do país. O festival realiza-se numa arena construída na praça D. João I, junto ao teatro Rivoli, e conta com um cartaz carregado de artistas nacionais e internacionais consideráveis no mundo da música independente. Destaque para os concertos de Lee Ranaldo, ex-guitarrista dos Sonic Youth, dos norte-americanos No Age, do músico árabe Omar Souleyman e dos portugueses Linda Martini. O festival tem o objectivo de chamar a atenção do público português para o evento minhoto, e foi considerado como o substituto do Vodafone Mexefest, festival que terminou na Invicta. Quem não poder ir, pode ouvir a transmissão em directo pela Vodafone FM, a partir de um estúdio no recinto. Já é alguma coisa. O passe geral, que dá acesso aos dois dias do festival, custa 25€ e o bilhete diário 15€. É a primeira vez, e esperemos que resulte.
No dia 16, o teatro municipal São Luiz recebe os Dead Combo, a dupla mais completa da música portuguesa. A banda comemora este ano os seus dez anos de existência, pretexto perfeito para o concerto e para o lançamento de um livro de banda desenhada sobre o seu percurso. No início do ano, Tó Trips e Pedro Gonçalves tiveram uma vida activa, com concertos esgotados nos Açores, em França e na China. Agora, estes dois vadios estão de regresso a Portugal, e prometem mais uma noite mágica e surpreendente, com muito western, cuba e blues à mistura. Uma verdadeira fusão mundial. O preço dos bilhetes varia entre 9 e 17 euros.
Dias da Música. O nome diz tudo. A sétima edição do festival decorre nos dias 19, 20 e 21, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. São três dias com 60 concertos (dos quais 11 são gratuitos), cerca de meia dúzia de palestras e um mercado novo e usado a decorrer durante o festival. Este ano, o festival aborda o tema “impulsos românticos”, nas vertentes histórico-musical e popular, propondo um roteiro musical que nos leva às raízes do Romantismo e à sua evolução até aos dias de hoje. Tudo pode ser escutado ao longo destes três dias de concertos, de Beethoven a Rachmaninov ou de Chopin a Lennon. Para além de abranger todo o período histórico do Romantismo, o festival terá também iniciativas alargadas à literatura e à cultura literária. Uma programação variada e diversificada, dirigida a qualquer faixa etária e a toda a família. Será que ainda se pode ser romântico no século XXI? Os Dias da Música têm a resposta.
Texto por Francisco Fidalgo

0 comments:

    Enviar um comentário