SUGESTÃO: Fiona Apple - The Idler Wheel Is Wiser Than the Driver of the Screw and Whipping Cords Will Serve You More Than Ropes Will Ever Do

Uma autêntica mestre de cerimónias (mas não se acanhem pois há espaço para todos), Apple abre o salão com Every Single Night. E que canção mais apropriada. Esta é a pista que irá dar rumo a tudo o resto. "Every single night's a fight with my brain" pois é assim que tanto nós como Apple nos sentimos com todas as músicas ao longo do albúm: uma constante luta contra si mesma mas sempre rodeada por outros. O ritmo é mais inconstante assim como o timbre da voz que sobe e desce como bem lhe apetece. Esta parece ser a regra pela qual Fiona se rege e nós gostamos muito dela assim. Mesmo que não se considere como tal, ela é um bastião e uma força para a mulher enquanto ser independente, descontrolado mas sensível e inteligente. 
É irresistivel a identificação com qualquer jovem porque a sua frontalidade e sinceridade nas palavras que usa não deixa enganar ninguém. É com Valentine ou Jonathan que deixa cair algum romantismo e desejo enquanto ao mesmo tempo repele, e este é um dos segredos das músicas de Apple (apesar do grande tesouro escondido no CD ser sem dúvida Left Alone pois é aqui que culmina toda as as suas capacidades e um amadurecimento e conjunto de todo o seu repertório ao longo dos anos). 
Enquanto que nos presenteava com álbuns mais fechados em si mesmo, existe agora uma certa abertura com “The Idler Wheel…” para novos sons e novas perspectivas acerca dos mesmos assuntos. Fiona fala daquilo que conhece: para quê mentir ou inventar? É graças à sua versatilidade dentro do género que apresenta e traz novidade. Temperamental, visceral mas sempre presa às suas ideias e concepções que mais vale deitar cá para fora do que ficarem a apodrecer lentamente na sua cabeça, diríamos nós. Disto temos a certeza: contra a cantora não há fortaleza ou esconderijo que saia impune e isto e de vez em quando faz-nos falta.


texto por Bárbara Sanchez

0 comments:

    Enviar um comentário