SUGESTÃO: Ao som dos Alabama Shakes em plena Route 66


Quem mais partilha do sonho de um dia poder pegar numa caravana a cair de podre e percorrer costa a costa, em plena route 66, a América inteira? Digamos que o sonho ganha com os Alabama Shakes a banda sonora perfeita. Encabeçado por um verdadeiro furação de nome Brittany Howard, o quarteto coloca o Alabama no roteiro da viagem. Para quem sempre viveu a América através do cinema e de tudo o que a cultura globalizada veio trazer, Boys and Girls, apesar de respirar tantos traços da história americana, acaba por fugir ao quadro enjoativo do american dream. Felizmente.
Para os Alabama Shakes a música nunca foi um lugar de grandes sonhos. Esta sempre foi algo muito mais simples e pessoal, um pouco como o Alabama aparenta ser. Esse canto meio perdido no mapa e que serve de casa e inspiração para a banda, ganha com Boys and Girls outra dimensão. É impossível não se sentir o misto de prisão e de saudade que Brittany Howard expressa em relação à sua casa. Ora se quer livrar dela em Hold On, ora sente a sua falta em Rise to the Sun.
 
Esta simplicidade que demonstram é uma vitória e é algo que nos deixa ainda mais pegados a Boys and Girls. A sua transparência abre alas a uma sonoridade intemporal, de tal forma que acabamos por viajar até à América negra, a uma missa daquelas igrejas dos coros gospel, onde todo esse universo nos chega através da clássica voz - e portentosa voz - soul de Brittany Howard.
A ritmos diferentes mas igualmente cativantes, Hang Loose ou Boys and Girls, são mais dois bons momentos de um álbum que apesar de extremamente simples e fechado em tradições musicais, acaba por lhes dar a volta e as renovar. Boys and Girls ganha pela frescura e pela forma como nos põe a sonhar e a desejar um pôr do Sol estrada fora. A não perder, este Verão, no deserto do Meco. 

0 comments:

    Enviar um comentário