REVIEW: Jamie XX/Gil Scott-Heron - We're New Here

We're New Here é o nome do novo álbum de remisturas de Jamie XX, recente promessa da música electrónica. Aqui, o autor re-trabalha os temas de I'm New Here, o último CD do mestre do spoken word/proto-rap Gil Scott-Heron. Confere-lhes uma roupagem própria, algo que varia entre coisas que poderiam ser perfeitamente dos seus XX entre sons que devem mais ao dubstep ou a uma electrónica que não tem medo de fazer experiências.

A questão é que essas experiências nem sempre resultam na prática. Durante os quase 37 minutos que corre, We're New Here consegue tanto ter momentos muito bons como cair num tédio em que só passar à frente consegue ajudar.

O álbum começa muito bem: há aqui muitas brincadeiras com samples e a própria voz de Scott-Heron marcha que nem ginjas. Passam-se as primeiras três, quatro músicas e aqui começa-se a sentir algo de errado. Sente-se que há uma presença de ideias inacabadas, uma certa repetitividade nas batidas, a ausência de algo que mantenha o ouvinte agarrado ao longo do CD e, por isso mesmo, acaba por se tornar uma escuta um bocado sofrível para quem não seja fã ferrenho da sonoridade ou esteja mesmo interessado na obra dos autores.

Mas nem tudo é mau neste álbum. O rapaz XX consegue criar alguns momentos bem passados , mostrando o seu potencial e criatividade em músicas como I'm New Here (que faz lembrar um trip hop de garras afiadas), The Crutch (que, não sendo genial, trabalha bem texturas etéreas ligadas a batidas dnb e à voz de Scott-Heron), NY Is Killing Me (uma tomada genial das convenções do dubstep e do grime) ou I'll Take Care of You (sem dúvida, o som mais XX do CD inteiro e algo que, com o piano, puxa lembranças para um som ravey sem perder a calma e minimalismo que lhe caracteriza a arte).

Resumindo, We're New Here acaba por ser uma manta de retalhos sob a forma de remisturas de um álbum que, na sua versão original, também não é o mais genial de sempre. Aqui ouvem-se influências de áreas da electrónica desde o dubstep ao drum n'bass e Jamie XX acaba por conseguir mostrar o seu potencial criativo em algumas delas. Só falha em conseguir fazer algo que mantenha um certo nível de continuidade em termos de qualidade auditiva, perdendo-se em ideias que, apesar de mostrar uma identidade própria parecem inacabadas, repetitivas e entediantes. A ouvir pelos fãs dos autores ou de electrónica.

5.5/10

Ouçam, em baixo, o álbum inteiro disponível para streaming.

0 comments:

    Enviar um comentário