O regresso do "camaleão"

Quando já ninguém acreditava nem esperava o regresso de David Bowie às gravações, o artista britânico surpreende mais uma vez o mundo com o seu vigésimo quarto álbum de originais. No dia 8 de Janeiro, Bowie completou 66 anos, mas foi ele quem deu a prenda aos fãs. O músico lançou uma faixa nova e anunciou que ia lançar um álbum de inéditas dois meses depois, o primeiro após uma década de paragem. Agora, já é conhecida a data do retorno de Bowie ao mundo da música. O mais recente trabalho do músico chega às lojas no dia 11 de março com o carimbo da Sony Records e foi intitulado "The Next Day”. Já está quase, podemos começar a riscar no calendário o dia que resta.
Produzido por Tony Visconti, colaborador habitual e de longa data de Bowie, o álbum foi já considerado pela imprensa como uma “obra-prima” e como um dos álbuns que ameaça ser um dos melhores de 2013. Entre o rock e outra coisa qualquer, o álbum mostra um Bowie meditativo e apresenta-se com uma capa retrabalhada de “Heroes”. Mesmo após uma cirurgia complicada, Bowie parece permanecer em excelente forma e a sua voz continua na mesma, brilhante. No entanto, Bowie não está de maneira nenhuma à procura de um regresso pomposo e soberbo. Para isso já bastam os Rolling Stones.
No Youtube já podem ser escutados os dois singles do álbum: "Where Are We Now?" e "The Stars (Are Out Tonight)". A primeira caracteriza-se como uma música mais arrastada e forçada, a fase mais sentimentalista de “The Next Day”. A segunda é a típica canção à Bowie. Acaba por nos lembrar os anos 80, mas actuais. Recheada de palmas, de violinos e de backing vocals, esta é muito provavelmente a melhor música do álbum.
Para já, ainda não é conhecida nenhuma data de regresso de Bowie aos palcos. No entanto, o guitarrista da banda Gerry Leonard, em entrevista à Rolling Stone, afirmou que Bowie se mostrou entusiasmado quanto à possibilidade de apresentar os novos temas ao vivo mas que as hipóteses da realização da digressão são de 50%. Como fã incondicional do artista, penso que seria um milagre ver o Bowie de novo em palco. No entanto, os milagres também podem acontecer.
Mas ainda fica uma última questão por responder depois disto tudo: e agora? Será “The Next Day” um novo início às gravações de Bowie ou o remate final da carreira do artista? Infelizmente, ainda vamos ter de esperar mais um bocadinho para podermos responder a esta questão.
Texto por Francisco Fidalgo

0 comments:

    Enviar um comentário