REPORTAGEM: Brass Wires Orchestra no Musicbox


 A música está-se a tornar cada vez mais parte influente da nossa sociedade, mas com ela surge sempre associada a tendência maliciosa de menosprezar o que no nosso país é feito. O que escusado será dizer que é errado. Hoje em dia, o folk está a ganhar cada vez maior terreno e Portugal mostra mais uma vez que não fica nada atrás. No estrangeiro surgem fenómenos como Beirut, Fleet Foxes ou, mais recentemente, Mumford and Sons e a nível nacional aparecem também os Brass Wires Orchestra, totalmente equiparável às bandas anteriormente mencionadas.
 Depois de passarem por grandes festivais a nível nacional como Paredes de Coura, o Vodafone Mexefest ou, curiosamente, pelo Boom Festival, esta excelente orquestra que nos leva a viajar pelo seu revivalismo folk passou esta quinta-feira pelo Musicbox em Lisboa. O concerto serviu de antecipação para o breve lançamento de Cornerstone, primeiro álbum da banda. Para recebê-los estava uma sala esgotada e ansiosa pelo momento da sua chegada ao palco. A voz de Miguel da Bernarda aparecia acompanhada pela voz de um público energético rendido à sede de também ele se fazer ouvir. A já conhecida entre nós Tears of Liberty (single de apresentação do seu álbum de estreia), foi um dos momentos mais altos da noite, sendo escolhida de novo para ser ouvida no encore. No alinhamento estava incluída também Finders Keepers, tema que já pode ser escutado em algumas rádios do nosso país. 
A empatia que se fez sentir entre os membros da banda juntamente com o enorme orgulho com que se apresentam em palco, foi a receita perfeita para uma noite extraordinária e de boa música à mistura. O que o futuro guarda para estes Brass Wires Orchestra ainda está para ser descoberto. Mas nós vamos lá estar certamente para ver. Que o folk esteja convosco! 
Texto e fotografia por Francisco Fidalgo

0 comments:

    Enviar um comentário