REVIEW: SBTRKT - SBTRKT

SBTRKT (lê-se subtract) é o novo projecto do londrino Alan Jerome. Lançado pela Young Turks, este homónimo lançado a 27 de Junho é o seu álbum de estreia com este nome (já faz música há 10 anos). Pode não ser o melhor álbum do ano, mas estes senhores têm sempre bom dedo para coisas interessantes.
Enfiá-lo no velho saco dos géneros é tarefa complicada: há quem lhe chame post-dubstep para disfarçar na realidade a enorme manta de retalhos que constitui o seu som. São óbvios aqui cheiros a Rn'B, Soul, Funk e Hip Hop que deixam a sua marca em temas de estrutura e sabor pop e sempre com o garage e dubstep na cabeça. Chamemos-lhe... bass music?
É complicado falar sobre este longa duração: se por um lado as qualidades de Jerome como um bom produtor estão aqui evidenciadas, SBTRKT soa às vezes demasiado a patchwork para que funcione como um todo interessante. Há ao longo da tracklist diferenças óbvias entre a pop electrónica de uma Trials of the Past (a voz soul de Sampha é uma das múltiplas mais-valias deste álbum) ou o claro convite a um pezinho de dança que é Pharaohs (ouçam-na em baixo).
Como mencionado previamente, este está longe de ser um mau trabalho: regra geral (só um ou dois são menos bons) os temas em SBTRKT são catchy, bem produzidos (bons ganchos, bons refrões, sintetizadores bem conseguidos), bem escritos (segue também o apontamento para o óptimo trabalho nas vozes).
O problema aqui é que, num ano de artistas com uma personalidade musical tão vincada como James Blake, Jamie Woon e Jamie XX, se torna difícil captar uma identidade própria característica ao som de Alan Jerome; parece que se está a ouvir um Greatest Hits das várias fases de uma longa carreira com várias curvas. Pode ser uma boa experiência com a audição dos seus vários temas em separado mas parece funcionar mais como uma compilação algo aleatória do que um conjunto sólido de músicas.
6.5/10 (a fatídica nota outrora dada a James Blake, pode ser que ainda me arrependa)

0 comments:

    Enviar um comentário