REVIEW: Stereossauro - Até Borras-te Vol.3

A Portugalidade na música ou a musicalidade em Portugal. O que importa é que o que é Nacional, é bom.
É com enorme prazer que apresento uma das melhores mixtapes que já tive o prazer de ouvir. Directamente das Caldas da Rainha, com uma geografia musical com fortes nomes ligados ao beatmaking, scratch (DJ Ride), Stereossauro presenteia-nos com "Até Borras Te", Vol 3."
Com uma samplagem cuidada, fortemente inspirada na musicalidade portuguesa (José Cid) e faladas em português, num crossover perfeito com alguns excertos de hinos do rap português (Valete, Boss AC), é uma mixtape cheia de sentimento e groove. Excelentes passagens, com boas entradas dos vários samples, desde produções de Sam the Kid, Meco, Sagas.
A qualidade do som é digna de ser ouvida nos melhores sistemas. Já há muito tempo que o movimento hiphop nacional se libertou das amarras dos beats amadores e agora vemos autênticas construção cheias de Rnb, Soul e muito feeling.
Somos surpreendidos por samples de skecthes de Herman José e desenhos animados dobrados por vozes conhecidas da infância de muitos de nós, nascidos nos anos oitenta. Scratchs de DJ X-Acto preenchem uma das faixas que é rasgada por um loop de guitarra muito portentoso e apetecível.
É raro encontrarmos no panorama musical português um albúm assim: uma panóplia de efeitos bem cortados e encaixados. Esta mixtape é uma prova de que a cena hiphop portuguesa continua em alta e está melhor a cada dia que passa.
9/10
 

0 comments:

    Enviar um comentário