REVIEW: Panda Bear - Tomboy

Este é o novo álbum de Panda Bear, chama-se Tomboy. Se nunca ouviste falar no projecto hypebiggerthanlife de Noah Lennox, dos Animal Collective então provavelmente nem deves continuar a ler isto e será melhor rastejares para fora da gruta em que tens vivido nos últimos cinco anos.
Panda Bear atingiu o pico do hype, ou burburinho, se quiserem aportuguesar a coisa, em 2007 com o lançamento de Person Pitch. O álbum é de facto sublime em todos os aspectos e mereceu todas as críticas positivas que recebeu quando foi lançado. Mas pecava em algo. Algo estava errado e desviava o projecto da perfeição. Bem... agora já não.
Tomboy, este gigante de disco, leva à ataraxia total pela apatia na voz de Noah e o arrastar dos teclados e guitarras cheias de eco e reverb. A orquestração, algo que eu já não via desde que ouvia álbuns de Led Zeppelin e compilações de Wagner. A orquestração permite ao som do disco chegar a uma dimensão titânica e isto evidencia-se mais na faixa-título o que apenas revela aquilo que Panda Bear queria com este álbum, criar um impacto titânico.
Cada faixa traz à tona uma característica diferente no génio de Lennox divido em tantos espectros que este tem aperfeiçoado até chegar ao seu clímax neste álbum e daí a explosão que este álbum vai gerar a partir de dia 12 de Abril, dia do seu lançamento oficial.
Tomboy é como um afundar e emergir constante em águas de nostalgia. Pelo menos para uma geração educada nas raízes do pop comercial dos 90s cujos arranjos vocais nos enviam de volta a esses dias.
Person Pitch falhava na tentativa à perfeição pelo constante sampling e pelas músicas demasiado grandes para não se tornaram maçadoras. E daí vermos Noah Lennox a adaptar até a estruturação das suas criações ao espectro electro/synth-pop actual, a lembrar projectos como Washed Out ou Teen Daze (ou vice-versa?). Em certas faixas, o eminente beat a tresandar a hip-hop e os coros extremamente bem pensados como em Slow Motion, chegam a lembrar o último álbum de Yeasayer.
O único defeito do último trabalho de Panda Bear é a faixa Scheherazade que podia ser totalmente apagada da tracklist pois é um tema morto, que em nada contribui para o curso do álbum e sinceramente, nem está lá grande coisa e será por essa razão que não lhe darei a nota máxima.
Como já disse, o lançamento oficial do álbum é dia 12 deste mês, ouçam mais abaixo a faixa-título e o álbum inteiro para stream no site da NPR:
9.7/10
Stream: Panda Bear - Tomboy (CD)

0 comments:

    Enviar um comentário