REVIEW: Toro Y Moi - Underneath the Pine

Underneath The Pine é o segundo álbum de Toro Y Moi, projecto do norte-americano Chaz Bundick associado ao movimento chillwave de meados de 2009. Sucessor a um dos melhores do ano passado (Causers of This, que de resto até consta do top 10 de melhores álbuns de 2010 de acordo com o Edição Limitada), este trabalho marca uma reviravolta no som do grupo para algo mais orgânico com uma estrutura simples assente numa mescla pop + funk light que poderia ter sido criada nos anos 70/80.
Os primeiros singles deste novo Toro Y Moi geraram choque pela mudança de som e expectativa, não haja dúvida. Talvez tenha sido mesmo esse o problema com este Underneath The Pine: tirando os singles, há aqui pouco material que obrigue a pedir por uma segunda audição. Não que o grupo liderado por Bundick tenha feito aqui um mau trabalho, mas o que se ouve é demasiado certinho e limpinho para quem tenha feito um Causers of This.
Este CD faz lembrar algo como tardes de Verão passadas a vaguear com os amigos por ruas dos subúrbios registados em Super 8. Há aqui um jogo de sintetizadores e teclados pop 70's com um cheiro a psicadelia, vozes dreamy e batidas dançáveis/amigáveis. O que há para não gostar? Talvez o facto de não passar muito disso. Não há momentos dignos de registo que façam dizer "wow, que música do cacete!" ou "tenho de ouvir isto outra vez!". Ouve-se, simplesmente, e passa sem se dar grande conta.
Underneath the Pine é uma viagem porreira por ideias e sons razoáveis em algo muito mais mediano do que um experimentalista, sujo e complexo primeiro álbum. Uma mudança de som que, apesar de soar bem, deixa um trago amargo a pedir e chorar por mais daquilo que Toro Y Moi já foi.

6.5/10

mp3: Toro Y Moi - Still Sound
mp3: Toro Y Moi - New Beat
Toro Y Moi - Underneath The Pine (STREAM)

0 comments:

    Enviar um comentário