REVIEW: Colin Stetson - New History Warfare Vol. 2: Judges

Colin Stetson tem um sistema respiratório anormal. É certamente parte humano, parte animal. E isso tudo com a inclusão de um bass saxophone, que só pode ser um apêndice do corpo do norte americano.
O nome deste senhor deverá soar familiar a fãs de Arcade Fire, TV on the Radio e até LCD Soundsystem. Essas bandas e outras estão entre a inúmera lista de artistas com quem o artista há colaborado e até apoiado em palco. Em 2001 lançou o primeiro volume de "New History Warfare", apresentado-nos este ano com a segunda parte desse trabalho.
O que se ouve aqui até podia ser chamado de drone-jazz, mas acho que dispensa muito bem etiquetas.
Stetson recorreu a 24 microfones, uns que até parecem estar dentro do próprio saxofone, tal a ferocidade da maquinaria que se faz ouvir. Mas mais incrível que isso, é tudo isto ter sido gravado sem overdubs ou até mesmo loops!
Diversos momentos em que alguma voz falada se faz ouvir, resultando de forma suberba durante a "Fear Of The Unknown and the Blazing Sun", que arrisco a considerar a melhor faixa do álbum. Há também uma fantástica versão da "Lord I Just Can't Keep From Crying Sometimes", original da lenda do blues, "Blind" Willie Nelson. Foi essa mesma música que confesso ter-me feito agarrar verdadeiramente a este álbum da primeira vez que o ouvi, já que não é nada senão uma perfeita combinação entre um massivo drone de saxofone com a angelical voz de Shara Worden, menina de My Brightest Diamond.
"New History Warfare Vol.2: Judges", para além dum valente chapadão na cara daqueles que julgam já ter ouvido de tudo, é um verdadeiro marco dentro da música experimental. São trabalhos como este que provam que as possibilidades estão ainda longe de esgotadas, e que há muita música e muito estilo ainda por surgir.

0 comments:

    Enviar um comentário