REVIEW: M83 - Hurry Up, We're Dreaming

Se em 2011 há álbuns que eram, e muito, esperados, este era sem dúvida um deles. O trabalho que vem suceder o magnífico Saturdays=Youth, lançado por Anthony Gonzalez e companhia já em 2008. E como se reconhecessem o quão distante podem 3 anos parecer no que toca a estas coisas, os franceses trazem-nos uma avassaladora máquina do tempo, em formato de álbum duplo. 
Se havia dúvidas quanto à capacidade destes M83 alguma vez lançarem algo tão bom como um Before The Dawn Heals Us ou Saturdays=Youth, de 2005 e 2008 respectivamente, essas foram desde logo varridas para um lugar bem escuso, por uma vassoura de seu nome “Midnight City”, o primeiro single a sair deste novo trabalho, a 19 de Julho. Pouco mais de 4 minutos foi tempo suficiente para um voo até à década de 80, e espaço bastante para doces sintetizadores, um beat bem catchy, aqueles vocais do costume e até mesmo um solo de saxofone, a cereja no topo do bolo. Faixa essa que aparece aqui em segundo lugar, imediatamente após um intro à medida, que conta com a presença da senhora Zola Jesus. E tal como anteriormente referido por Gonzalez, não tarda até descobrirmos que o senhor não mentia quando considerou este álbum uma mistura entre os seus trabalhos de 2008 e 2005 - synth-pop por um lado e passagens e interlúdios ambientais pelo outro. São várias as faixas instrumentais a rasar o ambient aqui. Realce à “Raconte-moi une histoire”, que apesar de ter a capacidade de se tornar a faixa mais irritante do disco se, e isto se dela abusarmos, não nos deixa escapar sem que esboçemos um sorriso à primeira audição, tal é a doçura, a inocência, a pureza e a inevitável saudade que fica ao ouvir aquelas palavras. Pouco depois temos o que deve ser uma das faixas mais pop já lançadas pela banda, “Claudia Lewis”. Aquele baixo simplesmente não deixa margem para dúvidas.
No entanto é no disco 2 que a coisa fica realmente bonita, desde a construção e percussão explosiva em “Year One, One UFO”, à épica e sentida “Echoes Of Mine”. Mas o que realmente acertou em cheio no meio destas 22 faixas tem por nome Steve McQueen, e nasceu a 24 de Março de 1930 em Beech Groove, Indiana. Vá, agora a sério, tem cerca de 3 minutos e 50, e é 8ª faixa desta segunda parte de Hurry Up, We're Dreaming. Mais alguma coisa? Bem, está definitivamente lá em cima com tudo o que queiram apontar como melhor faixa de M83. As guitarras, o refrão, a batida... grande, muito grande.
Temos aqui um disco completíssimo, uma “colectânea” de tudo o que há de melhor nesta espiral de estrelas que é a Messier 83. Um álbum que acredito que venha a ganhar o seu lugar como o primeiro contacto ideal com a música da banda. Concluindo, e com as palavras da agridoce “Soon, My Friend” ainda a ecoar nos ouvidos… despachemo-nos amigos, há quem nos espere no eterno outro lado.

1 comments:

    Enviar um comentário