STREAM: Tinariwen - Tassili

O tão-em-voga Muammar al-Gaddafi, aquando a sua tomada do poder em 1969, achou por bem auto-intitular-se Líder Fraternal e Guia da Revolução da Líbia. A ironia não conhece limites.
Em toda a sua megalomania e trejeitos ditatoriais, em 1980 decidiu criar um regimento militar de elite para expandir o território da Líbia. A matéria-prima para este efeito eram os expatriados Tuareg a viver clandestinamente no país, nómadas do deserto que deambulavam pelo Norte de África. Foi este contexto improvável a génese dos Tinariwen.

Presentemente, são um dos expoentes máximos da música Africana e como tal, são injustamente perseguidos pelo rótulo inócuo e redutor de World Music. São bem mais que isso. Ancorados na tradição secular da música berbere, através duma estética fortemente inspirada no Blues e Rock, criam música evocativa e sem fronteiras, apelando a um sentido primário que valoriza ritmo e melodias simples. A língua é estranha, os temas distanciados da nossa realidade, mas a música soa extremamente familiar.

Talvez a participação de membros de Wilco e TV On The Radio neste novo trabalho seja o necessário para atrair a atenção dum público mais abrangente. Podem fazer streaming do álbum na cada vez mais útil NPR. Em baixo podem ainda ver o videoclip para a música de avanço, Lulla.

Streaming: http://www.npr.org/2011/08/21/139708091/first-listen-tinariwen-tassili


0 comments:

    Enviar um comentário