REVIEW: Memory Tapes - Piano Player

Lembrar os Memory Tapes é viajar até Seek Magic e sorrir. Em 2009, o primeiro longa-duração da banda surgia como mais um cromo em toda a chillwavemania que sobre esta terra se abateu. No meio de tanto novo cromo é natural que alguns tenham ficado por coleccionar. Seek Magic poderá ter sido um desses. Mesmo não tendo andado de boca em boca, Seek Magic foi persuasivo o suficiente para alguns de nós o sentirem a bombar até à jugular.
Havia assim um desejo maior para que qualquer coisa caísse do céu. Uma especial expectativa que até tentou ir sendo saciada com o lançamento de dois singles: Today Is Your Life e Wait In The Dark. Ambas canções directas, fáceis de digerir, tanto, que no fundo não tiravam realmente a fome. Today Is Your Life veste-se de uma espécie de summer groove agradável, evoluindo de forma satisfatória. Já Wait In The Dark serve, no fundo, de trailer para o restante de Piano Player, desvendando na perfeição a sua premissa. Essa, que em Seek Magic quase não se dava a ver, criando um misticismo impecável, onde viajávamos numa atmosfera multifacetada mais ou menos ambient/experimental, mais ou menos electro-pop, mais ou menos chillwave.
Piano Player é um disco assumidamente pop, é entre os 80’s e os 90’s desta família musical que se fecunda. Há esse feeling nele derramado com batidas quadradonas e sintetizadores energéticos (Sun Hits ou Worries), mas que cedo, se tornam elementos demasiado plásticos, como pastilha elástica que rapidamente perde o sabor.
A história recente diz-nos que a pop vindo a ser vista por diferentes espectros, mascarada de certos disfarces – não da forma macabra de Lady Gaga mas ao ponto de chamarmos pop a Arctic Monkeys, Vampire Weekend, Girls, Metronomy - que renovam o género e o actualizam certeiramente. O disfarce de Piano Player até podia ser esse, mas o que recebemos é tão insonso como um cromo repetido, recebemos pop que sofre obviamente de certas doenças crónicas. A máscara de Piano Player rapidamente se deixa cair e quando assim é tudo deixa de ter piada. 
5.0/10

0 comments:

    Enviar um comentário