REVIEW: Washed Out - Within and Without

A discussão em torno do chillwave tornou-se de tal maneira consensual que ninguém soube como não se encharcar na verdadeira onda gigante que a todos afogou. Desde 2009, que o hype continua a respirar que nem peixe debaixo de água e quem faz o hype, cada um de nós, naturalmente, também não se importa com isso. O chillwave tem tudo a ver com água, música feita debaixo dela, num sonho, vista por um caleidoscópio. Hipnotizante. É um animal sensível, requer um toque meigo, que fica até adormecer. Até fazermos clique.
Ernest Greene é o senhor Washed Out. O senhor que soube fazer a carreirinha no momento exacto e que desde 2009 vive na tenda que montou na tal onda gigante. Só agora alcança a sua crista com Within and Without. Pelo meio, toda a história, três EP’s que deixam este senhor entregue a um estatuto em alto patamar para quem parte para álbum debute. Um estatuto made in hype? Claro que sim.
Within and Without inicia-se com o já badalado single Eyes Be Closed, lançado em Maio deste ano. Donde quer que a expressão venha, facilmente dizemos que se trata de um arranque com o pé esquerdo. Claramente virado de frente para a electrónica dos 90’s, Eyes Be Closed vai-se compondo de forma mais agri-do-que-doce e ao fim de cinco minutos deixa feridas. Echoes, de seguida, oferece uma maior envolvência e sobriedade talvez mais autoral do que sequer musical, já que numa whispering mood, Greene sabe, vocalmente, hipnotizar e aí fá-lo na perfeição em Far Away, com violino à mistura.
O chillwave rapidamente se tornou num denominador comum para outras aventuras sonoras, ou seja, outros rótulos, que quase não o são – de um som mais hip-hop como em Before, passando pela essência soft rock de Amor Fati (ouçam em baixo) até a A Dedication (esta sim é uma aventura sonora digna de seu nome que se inicia com um solo de piano à la James Blake) – Within and Without vai dizendo sim a uma confortável heterogeneidade tipo boia donuts, que nos deixa bem a relaxar à superfície, a receber o tal toque meigo. Adormecemos. E sim, fazemos clique.
7.3/10
mp3: Washed Out - Amor Fati

0 comments:

    Enviar um comentário