REVIEW: Balkans - Balkans

Um dos primeiros posts deste blog versou sobre (diz-se versar sobre? estudantes/professores de português do mundo/entendedores da língua, ajudai-nos) uma banda de Atlanta, nos EUA: os Balkans. Entretanto, o álbum homónimo já se faz ouvir por cá e merece, definitivamente, ser alvo de review. Com músicas tão diferentes em sentimentos ainda que inseridas numa identidade bem própria desde Zebra Paint a uma talvez mais radio-friendly Troubled and Done, os Balkans conseguiram fazer o álbum rock que mais me deixou colado nos últimos tempos. A receita? A mistura certa em doses q.b das influências certas com um bom toque pessoal.
Em Balkans podemos ouvir uma banda de influências vincadas onde se faz sentir um (garage) rock bem áspero com toques punk e surf bem audíveis. Walkmen ou Strokes podem surgir às primeiras audições, mas não estamos a falar de uma banda necessariamente copy-paste; estes senhores têm riffs simples mas enérgicos e catchy que, em conjunto com uma voz que se estranha mas depois entranha, até conseguem criar um som com uma identidade própria.
O álbum começa com Evita V, o primeiro single de promoção deste trabalho: a banda abre em grande, mostrando o seu jogo sem qualquer receio ou rodeio. Começa-se por achar o conjunto dos factores mencionados no parágrafo anterior esquisito, mas acaba por soar muito bem. Tudo o que vem daqui para a frente não é muito diferente mas não precisa de o ser, basta prestar atenção a esta (ligeiramente) estranha fórmula e temos 30 minutos de material que sucede sem se dar por isso e, ainda por cima, bate facilmente à primeira audição.
Os Balkans conseguem mostrar diversos lados na sua sonoridade, desde o frenesim rock assumido de uma Dressed In Black a um lado mais brincalhão, menos agressivo e ainda mais catchy de uma Flowers Everywhere. São temas simples mas que não cansam ao ouvido, constituindo um showcase perfeito daquilo que a banda consegue fazer. Há aspectos de produção a limar, mas isso é um mal menor para um trabalho que que tenha a proeza de conseguir cativar tão facilmente numa área tão gasta. Talvez seja mesmo uma adoração pessoal e a banda caia no esquecimento daqui a uns meses, mas será mesmo interessante ver como a banda se vai dar nos próximos tempos/lançamentos.
8.5/10

SITE OFICIAL
mp3: Balkans - Evita V
mp3: Balkans - Troubled and Done

0 comments:

    Enviar um comentário